Sabtu, 24 Juli 2010

O que vou aqui indicar é para o Windows XP/Seven e compartilhamento avançado.


Em linux ou sistemas NAS o compartilhamento pode usar o sistema NFS e não o sistema de partilha CIFS do windows.






O primeiro passo é escolherem compartilhamento simples ou compartilhamento avançada no windows.


Em compartilhamento simples as pastas compartilhadas podem ser compartilhadas com todos os utilizadores da rede, em compartilhamento avançado podem colocar limites e acesso com username e password.


Para tal no explorador, devem ir ao menu "Ferramentas", depois "Opções de pastas", agora cliquem na aba "Ver" e deverá aparecer no fim a opção de compartilhamento simples ou não.


Caso queiram usar compartilhamento avançado, então podem criar um novo usuário nas contas do windows, podem criar por exemplo um novo usuário de nome "azbox" e a password "elite" mas sem ser um administrador.


(há forma depois no arranque do windows esconderem este utilizador de aparecer no menu de escolhas, mas envolve mexerem no registo do windows, se quiserem procurem na net como o fazer)


Agora escolham a pasta a compartilhar no PC ou drive (podem compartilhar um drive de DVD).


Clique botão direito no drive e escolher "Compartilhar e segurança" ou clique botão direito numa pasta e escolha "Propriedades" na aba "Compartilhar" devem mandar compartilhar e colocar um nome.


Depois nas permissões devem remover todos os usuários e colocar lá o utilizador para o azbox que no exemplo que estou dando devem escrever azbox e mandar verificar nome.


Clicar em OK e verificar o que querem ou seja se permitem só leitura, se pode escrever, etc.


Depois na aba segurança, devem verificar se está lá o user Todos, este normalmente já pode ler e escrever, caso não possa escrever e querem que o azbox escreva nesta pasta, devem adicionar o user azbox e colocar as permissões de escrita na segurança.


Nunca devem compartilhar um drive/partição usada para o windows, embora possam compartilhar uma pasta (não de sistema) dentro desta partição sem grandes problemas de segurança.


No final podem ligar-se por telnet ao azbox e executar o comando de partilha, que poderá ser algo assim:


mount.cifs //192.168.1.167/DVD /DATA/movie -o user=azbox,pass=elite


"192.168.1.167" é o IP do seu PC
"DVD" o nome do drive ou pasta compartilhada.
"/DATA/movie" onde a pasta vai ser montada no azbox
"user=azbox,pass=elite" o login para acessarem à pasta compartilhada, podem aqui usar "guest" em vez de "user=azbox,pass=elite" para pastas compartilhadas na forma
simples.


(atenção que o linux é case sensitive, ou seja devem colocar o nome exatamente com maiusculas e minusculas certas)


O comando seguinte é para montagens com o protocolo NFS:
mount -t nfs 192.168.1.167:/mnt/hd/main /DATA/movie -o nolock,rsize=8192,wsize=8192


Por fim, podem ter um script com estes comandos a serem executados no reboot do azbox.


Para tal devem criar uma pasta dentro do plugin OpenXCAS e colocar lá o script, depois devem configurar o OpenXCAS tal e qual como se fosse um emulador, entre as quais dar atributos 755 ao script.


No anexo que aqui coloco já contem o script, devem edita-lo para a sua realidade (IP, pastas, login, etc), mas lembrem-se de usar um editor com suporte para formatação unix/linux, como é o caso do editor freeware crimson editor.


Caso contrario o script poderá não funcionar.


Depois ao acessarem por exemplo ao media player do azbox este poderá conter lá nas pastas a vossa pasta partilhada, nada poderia ser mais prático.


Abraço.

0 komentar:

Poskan Komentar